Roberto D’Avila em homenagem especial ao escritor Fernando Sabino.

Sabino lembra de poetas como Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade, seu conterrâneo. No ar dia 24/11, às 22h, na TV Brasil.

Roberto D’Avila em especial "Consciência Negra".

Um programa especial em homenagem ao dia 20/11, dia de Zumbi dos Palmares.

Lula, O Filho do Brasil

A Intervídeo Digital atuou como produtora do filme Lula, o Filho do Brasil. Dirigido por Fábio Barreto, o filme conta a história pessoal e profissional de Luís Inácio da Silva, atual presidente da república. Lula, o Filho do Brasil é considerado o maior lançamento da história recente do cinema nacional.

Tancredo Neves - A Travessia

Documentário produzido pela Intervídeo Cinema e dirigida por Silvio Tendler, vai mostrar a vida e os acontecimentos que envolveram a história do Presidente Tancredo Neves, o líder para a travessia do país rumo à democracia.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

/programa anterior

Entrevista com o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho

Clique na foto para ampliá-la
Com 30 anos de profissão, o carioca Paulo Niemeyer Filho é um médico raro, que une o conhecimento científico com uma profunda qualidade humana.

Neurocirurgião formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com doutorado na Inglaterra, cursos em vários países e pós-graduação na escola paulista de medicina, ele é hoje o diretor da neurocirurgia de três grandes hospitais: a Santa Casa de Misericórdia, a Beneficiência Portuguesa e a clínica São Vicente, um dos mais conceituados hospitais do rio de janeiro. Ele é, também, professor de pós-graduação da PUC.

Obstinado, opera todos os dias e costuma definir cada cirurgia como uma batalha estratégica. Estudioso, é um devorador de livros e, em seus raros momentos de lazer, gosta de falar de arte e literatura.

Casado, pai de 4 filhos, o doutor Paulo Niemeyer Filho pertence a uma família ilustre: ele é sobrinho do arquiteto Oscar Niemeyer e filho do doutor Paulo Niemeyer, um dos pioneiros da neurocirurgia no país e considerado até hoje o maior neurocirurgião brasileiro.

A entrevista com o Dr. Paulo Niemeyer Filho foi gravada em sua casa, no bairro da gávea, no rio de janeiro.

Abaixo, alguns dos temas discutidos durante a entrevista:

O Pai
Apaixonado pela medicina, desde criança Paulo Niemeyer Filho assistia as operações realizadas pelo pai, o doutor Paulo Niemeyer. Conceituado em todo o mundo como um brilhante neurologista, o Dr. Paulo Niemeyer operou até o fim de sua vida, em 2004, aos 89 anos. Ele foi o pioneiro na microcirurgia do cérebro no país e criou o tratamento cirúrgico para a epilepsia.

Eutanásia
Recentemente a história da americana Terry Schiavo comoveu o mundo: aos 41 anos e com diagnóstico de morte cerebral, ela sobrevivia há 15 anos ligada a aparelhos. O marido conseguiu nos tribunais o direito de desligar os tubos que a alimentavam. O episódio dividiu o mundo naquele que é um dos principais debates da sociedade moderna: o direito à eutanásia.

A recuperação de Herbert Viana
O doutor Paulo Niemeyer filho esteve presente na recuperação de várias personalidades públicas. O músico Herbert Vianna foi um deles: em 2001 ele foi vítima de um acidente pilotando um ultra-leve e o seu estado era desesperador. Foram 3 cirurgias e 44 dias de dedicação exclusiva do médico. Após esse período, para a surpresa de muitos, Herbert Vianna deixou o hospital e apenas 9 meses após o acidente já voltava a tocar e a compor. Hoje, ele se apresenta normalmente com os Paralamas do Sucesso.

Dedicação
Paulo Niemeyer Filho faz questão de comandar pessoalmente todos os casos de cirurgia que chegam às suas mãos. Ele atende pacientes de todas as camadas sociais e dirige o instituto de neurocirurgia na Santa Casa da Misericórdia, onde atende e opera pessoas pobres.

Desenvolvido por Go2Web